04/03/2021

50 anos da "experiência de La Chorrera"


Este mês vai fazer 50 anos que os irmãos Terence e Dennis McKenna, junto com três amigos, foram para o interior da Amazônia colombiana atrás de ayahuasca. A cidade de La Chorrera, que é habitada até hoje por indígenas da etnia Uitoto, seria o lugar ideal para encontrar essa substância alucinógena, por causa da tradição de cultos xamânicos do povo e pela proximidade com a floresta, onde a ayahuasca normalmente pode ser facimente encontrada. Por isso, foi para lá que eles se dirigiram em 1971.

No entanto, ao chegarem lá, viram que não havia ayahuasca na região e que tampouco aqueles indígenas praticavam o xamanismo. O que havia, sim, em abundância eram cogumelos alucinógenos! 

Sem hesitar, os irmãos McKenna começaram a comer os cogumelos, mas sem saber a potência que eles tinham (são cogumelos desconhecidos na América do Norte). Depois de ingerirem uma grande quantidade deles, os efeitos começaram a se produzir nas mentes dos dois, e estes efeitos - o que eles viram e sentiram - é a chamada "experiência de La Chorrera". É o momento inaugural da cultura psicodélica contemporânea que teve, em Terence, seu maior divulgador.

Além de explorador das regiões mais estranhas da consciência, Terence McKenna foi também um grande estudioso e colecionador de borboletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário