07/08/2021

Um relâmpago cruza o céu azul

Norteamericanos usam seguidamente uma expressão estranha: out of the blue... O que ela quer dizer? Ela serve para indicar algum acontecimento (normalmente uma coisa dita por alguém) que é totalmente surpreendente, tipo "hoje de manhã meu filho brincava com seus bonequinhos e, out of the blue, olhou pra mim e disse que me amava". Então, aquilo que vem out of the blue é sempre algo inesperado, fora da lógica. Mas o que é esse blue - esse azul - de onde surge o imprevisto? 
É o azul do céu. 
Isso porque a expressão é, na verdade, um resto da crença muito popular na Antiguidade de que um raio pode cair em um dia de céu azul, sem nuvens, e pode atingir uma pessoa, subitamente (sem o aviso prévio dos trovões e do mau tempo se formando). 

Essa mágica atmosférica é igual a quando a chuva cai ao mesmo tempo que o sol brilha através das nuvens: há uma mudança na qualidade do momento, que se torna "especial". 
Nossa vida comum e nosso mundo cinza parece que se re-encantam.

É claro que do céu azul nenhum raio pode vir, assim como em uma vida tediosa ninguém espera que algo surpreendente aconteça. Mas como é, então, que do meio do tédio e das nossas preocupações algumas vezes surgem grandes ideias? 

Na filosofia, esse momentos de clareza sobre a vida são chamados de epifanias: são aparecimentos do divino na vida mundana. Na psicologia, eles são chamados de insights

Não há como forçar o seu aparecimento,
nem como se preparar para receber este raio.
 






  




Nenhum comentário:

Postar um comentário